top of page

O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) Ã© o maior evento de história em quadrinhos do Brasil e um dos maiores da América Latina, recebendo quadrinistas profissionais do mundo inteiro. Realizado em Belo Horizonte, de dois em dois anos desde 1999, o festival é constituído por palestras, exposições, lançamentos de obras inéditas e até oficinas para fanáticos de todas as idades.

 

O FIQ é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), tendo acontecido na Casa do Conde de Santa Marinha, no Palácio das Artes e, nos últimos anos, na Serraria Souza Pinto.

 

A coordenação do festival determina um artista a ser homenageado em cada edição do FIQ, já tendo passado pela lista os consagrados Mauricio de Sousa e Angeli.

Em 2013, o festival acontecerá de 13 a 17 de novembro e o convidado de honra será o quadrinista Laerte. Esse ano também foi marcado pela quebra do recorde de convidados do evento, serão mais de 80!

 

Além disso, em 2011, o festival contou com a participação de 148 mil pessoas, superando o público da Comic Com, realizada em San Diego, nos Estados Unidos e um dos principais eventos de quadrinhos e cultura nerd do mundo!

 

O FESTIVAL - FIQ

 

 

 

Segundo a direção do FIQ, para se tornar um convidado do festival, a Coordenação exige que o artista tenha um trabalho reconhecido no mercado. A partir disso, ela irá verificar a relevância e o estilo de cada profissional, sendo eles roteiristas, coloristas, editores ou até pesquisadores. Eles também visam à variação de estilos de quadrinhos em cada edição.

 

 

Para fazer a cobertura do evento, a direção recebe inscrições consistindo de um questionário que funciona como um registro de imprensa para o FIQ. Caso as inscrições estejam concorridas, a Coordenação faz uma seleção dos veículos participantes cadastrados.

 

POR ALINE AZEVEDO

COMO PARTICIPAR?

  • Facebook Black Square
  • Twitter Black Square
  • Instagram Black Square
bottom of page