
Vera França - Da fazenda para o mundo
A foto acima tinha tudo para ser dos protagonistas de Avenida Brasil, novela de maior sucesso do horário nobre da Rede Globo nos últimos anos. Afinal, Vera França é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS-UFMG) e pesquisa temas relacionados a celebridades e novelas.
Mas parece que não é esse tipo de programa televisivo que prende a atenção de Vera nas horas vagas. Ela gosta mesmo é de seriados policiais, como o Criminal Minds da foto acima. Além dele, a série norte-americana CSI também faz Vera gastar tempo tentando desvendar os mistérios dos crimes mirabolantes retratados em séries policiais.
A televisão é mais objeto de estudo do que de entretenimento para Vera França. O que a satisfaz mesmo é ‘telona’.
Com uma contradição: “não gosto de filme, mas amo ir ao cinema”, explica. Não entendeu? Vera não gosta de assistir filmes em casa, na televisão da sala. Gosta é do clima do cinema e comparece para senti-lo, pelo menos, uma vez por semana.
A lógica era que Vera tivesse o filme preferido na ponta da língua. Mas, não. O olhar, mais uma vez, vagou pela janela do GRIS até a mata atrás da Fafich. Com muito custo, saiu Arizona Dream – no Brasil, Um Sonho Americano. Dirigido por Emir Kusturica, o filme foi lançado em 1993. Vera não encontrar palavras para explicar o porquê da escolha. Limitou-se a dizer que a obra diz muito sobre ela.
Dos estudos em TV para o sofá
Quem acha que ela é noveleira, se enganou
